Busca Biz Brasil

Botão com Ícone
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Empresas Afiliadas
Empresas Parceiras

Cidade

Baixar App
PubDriver
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Empresas Afiliadas
Empresas Parceiras
PubDriver

Campanha: aqui nasceu o Sul de Minas

campanha1

No dia 02 de outubro de 1737, o ouvidor Cipriano José da Rocha chegava a uma terra de solo fértil e muitas riquezas, entre elas ouro. Esse povoado recebeu o nome de São Cipriano, passando mais tarde à freguesia, depois à vila e por fim à cidade da Campanha.

Campanha é considerada a cidade que deu origem ao Sul de Minas devido a sua extensão territorial, que compreendia todo o sul do estado, além de uma parte do estado de São Paulo. Por isso, pode-se dizer “Campanha: Aqui nasceu o Sul de Minas”.

Com clima ameno e acolhedor, Campanha é um misto de tradição e contemporaneidade. Casarões do século XVIII se enfileiram nas ruas calçadas com paralelepípedos, onde diversos estilos arquitetônicos antigos convivem com construções modernas. campanha2Merece destaque a majestosa Catedral de Santo Antônio, que figura entre as maiores construções em taipa de pilão do país. O município também possui expressivo artesanato em fios e fibras, madeira e bordados, além de uma culinária tipicamente sul mineira. A religiosidade é outro fator marcante em Campanha, que é sede do bispado.

O município foi também berço de ilustres cidadãos, como o Cientista Vital Brazil (que foi um dos fundadores do Instituto Butantan); a escultora Maria Martins e o Beato Padre Victor, além de tantos outros que fizeram história pelo país e pelo mundo (acesse aqui).  Em Campanha também passaram personagens importantes da história do país, como a Princesa Isabel e o Conde d’Eu, o inconfidente Alvarenga Peixoto e Bárbara Eliodora, além dos escritores Euclides da Cunha e Manoel Bandeira.

campanha3

Ainda no município encontram-se o Museu Regional do Sul de Minas e o Museu Casa de Vital Brazil, além de inúmeros acervos de bens imóveis, móveis, integrados e documentados, que compõem o patrimônio histórico e registram a importância cultural do município. Este também integra a rota da Estrada Real, e é porta do Circuito das Águas.

Além de todo contexto histórico, Campanha conta com um calendário cultural bastante diversificado. Entre os muitos eventos, alguns se sobressaem: o carnaval do município é considerado um dos melhores do Sul de Minas; a Semana Santa se destaca por manter vivas as tradições das pequenas cidades mineiras, encantando centenas de fiéis. Em dezembro, por exemplo, o município se transforma para encantar a todos com o Natal Luz & Magia.

campanha4

Por todas essas características, Campanha é muito visitada por quem busca riqueza cultural e histórica, além, é claro, da tradicional hospitalidade mineira. É ainda uma das maiores produtoras de Ponkan do estado de Minas Gerais.

CONHEÇA OS ATRATIVOS TURÍSTICOS DA CAMPANHA – CLIQUE AQUI

Para saber mais sobre Campanha/MG visite o Facebook ou Instagram da Prefeitura: @prefcampanha. Entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer pelo e-mail turismo@campanha.mg.gov.br.

 BRASÃO DA CAMPANHA

campanha5O Brasão da Cidade da Campanha foi instituído pela Lei Municipal nº 462, de 1º de Outubro de 1969, e é assim descrito: brasão Português antigo, redondo, reproduzindo as armas dos Bulhões (brasão de prata com uma cruz vermelha, solta, maçaneta de doze bolotas de ouro com casculhos de verde), sendo a cruz carregada com uma lisonja de ouro e tendo em ponta uma faixa ondulada de verde.

As armas dos Bulhões constituem uma homenagem ao padroeiro do lugar, Santo Antônio, membro da Família Bulhões e relembra o primitivo nome do lugar – Santo Antônio do Vale da Piedade da Campanha do Rio Verde. A cruz desse brasão representa também a inquebrantável fé do povo campanhense. A faixa ondulada representa o rio de onde a cidade tirou por muitos anos seu segundo nome – Campanha do Rio Verde. A lisonja de ouro é uma alusão ao nobre gesto da Câmara Municipal da Campanha, quando, por volta de 1799, tomou a iniciativa de oferecer à Princesa da Beira uma parte de suas rendas, destinada aos “Alfinetes da Princesa”, aí representado por um brasão feminino recoberto de ouro. Esse símbolo que recorda a riqueza aurífera do território campanhense relembra também o terceiro nome do lugar – Campanha da Princesa. Como ornamentos externos, a coroa mural de ouro, símbolo da autonomia municipal, com cinco torres visíveis para relembrar que a Cidade da Campanha é a mais antiga comarca do Sul de Minas. Como suportes, as bandeiras do Brasil Colônia, Brasil Reino, Brasil Império e Brasil República, mostrando que o Município tem sido fiel ao Brasil desde os tempos coloniais até nossos dias. No listel vermelho, com letras de ouro, o lema simplificado: “ Auro… Filiorum… Effulsit…” e que foi sugerido por ocasião do Bicentenário de Campanha, pelo Ministro do Tribunal de Contas da União – o campanhense Alfredo Valladão: “Auro soli, cultu, civilibusque filiorum virtutibus effulsit”, que significa “Brilhou pelo ouro do solo, pela fé, pela cultura e pelas virtudes civis de seus filhos”. Hoje o Brasão é parte integrante da Bandeira do Município da Campanha.

Fonte: Monografia Histórica da Cidade da Campanha.

HINO À CAMPANHA

Mineira, tua vida é oração

Primeira na exaltação da Cruz!

CAMPANHA, passado e formação,

Eterna inspiração,

És tradição de luz!

A Pátria ostenta o teu perfil,

Presente sua realidade.

Teus filhos distinguem o Brasil.

És nobre e varonil,

Jóia de lealdade.

Levantas, convicta, o ideal,

Vivente tua fraternidade!

E luzes grandeza nacional,

Destino Imortal,

Cantando a liberdade.

Letra e Música: Comendador Nilton Val Ribeiro.

Habilitar notificações Sim Não